notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • Everton Salzano

ESPECIAL OSCAR 2019 - TRILHA SONORA

Updated: May 23, 2019



Desde 1935 o Oscar enaltece a musicalidade que conduz as narrativas com a categoria Melhor Trilha Sonora. A premiação de 2019 será marcada por uma concorrência quase injusta entre as diferentes propostas musicais dos filmes “O Retorno de Mary Poppins”, “Pantera Negra”, “Infiltrado no Klan”, “Se a Rua Beale Falasse” e “Ilha de Cachorros”.

INFILTRADO NA KLAN, POR TERENCE BLANCHARD


O drama de Spike Lee é estruturado para trazer leveza a uma história desconfortavelmente atual e a trilha sonora de Terence Blanchard tenta manter um ritmo descontraído, mas cai em um tom que acaba por banalizar muitas cenas de tensão. A trilha sonora cumpre bem a função de contextualizar a trama mas peca ao não acompanhar a carga dramática de momentos pontuais.

Essa é a primeira indicação ao Oscar de Blanchard, que é um nome forte na cena de Jazz norte-americana e já assinou o score de filmes como “Cadillac Records” e o controverso “Glitter”, estrelado por Mariah Carey.

O RETORNO DE MARY POPPINS, POR MARC SHAIMAN


O retorno da magia Disney e de uma estética clássica marca a música que Marc Shaiman trouxe para o novo longa da babá praticamente perfeita. Faz jus ao icônico score dos irmãos Sherman (Vencedor da categoria no Oscar de 1965) e ainda consegue incluir uma roupagem contemporânea para essa sequencia com 50 anos de intervalo desde o filme estrelado por Julie Andrews.

Conhecido por sua carreira em musicais da Broadway como “Hairspray” e a recente adaptação musical de “A Fantástica Fabrica de Chocolate”, essa é a sexta indicação de Shaiman na categoria. Além de já ter assinado a música de 13 cerimônias do Oscar ao longo dos anos.

SE A RUA BEALE FALASSE, POR NICHOLAS BRITELL


A estrutura não linear com que o romance entre Tish e Fonny é apresentado só consegue funcionar através da maestria que Nicholas Britell teve ao orquestrar o score do longa. Grande parte da beleza com que o livro de 1974 do autor James Baldwin foi adaptado vem do contexto Harlem que a música consegue criar.

Britell já foi indicado nessa categoria pelo vencedor da categoria “Melhor Filme” em 2016, “Moonlight”, e, curiosamente, também assina a trilha sonora de “Vice”, um dos queridinhos da premiação desse ano.

ILHA DOS CACHORROS, POR ALEXANDRE DESPLAT


Wes Anderson se superou na criação do conceito dessa animação e a trilha sonora de Alexandre Desplat consegue acompanhar a atmosfera bizarra que a narrativa exige. O desconforto que o conjunto da obra consegue causar deve-se em grande parte pela estruturação da música como parte do storytelling.

Desplat é um nome recorrente na categoria desde 2007. Além de suas 8 indicações, o compositor francês é o vencedor mais recente da categoria com o seu segundo prêmio em 2018, por “A Forma da Água”.

PANTERA NEGRA, POR LUDWIG GÖRANSSON


A experiência sonora imersiva é mais um dos motivos que fazem esse filme de heróis ser tão icônico para a história do cinema. Uma exaltação da cultura africana e um vasto leque sonoro costuram a adrenalina da trama e emocionam do começo ao fim.

Mesmo com uma extensa carreira em trilhas sonoras de filmes como Venom e Creed, essa é a primeira indicação de Göransson ao Oscar.

E O OSCAR VAI PARA...

Mesmo com um coração vendido para a nostalgia de “O Retorno de Mary Poppins”, a razão e os termômetros apontam a vitória para “Se a Rua Beale Falasse”. O longa do diretor Barry Jenkins já teve sua trilha sonora consagrada em algumas premiações fora do circuito e é um trabalho primoroso para trazer o primeiro Oscar de Nicholas Britell.

Continue acompanhando nosso Especial Oscar 2019 pelo nosso blog e pelo canal da Flit Studios: www.youtube.com/flitstudios

Acompanhe também nossa cobertura da premiação no dia 24 de fevereiro pelo nosso Instagram: @Flittv

#OSCAR2019 #CINEMA #LANÇAMENTOS

SOBRE NÓS

PRODUÇÕES

ENTRETENIMENTO

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 Flit Studios. Todos os direitos reservados.