notícias sobre o mundo do entretenimento

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • Luís Henrique Franco

A MAGIA ESTÁ DE VOLTA: 10 MOMENTOS INESQUECÍVEIS DA SAGA HARRY POTTER



Tudo começou em 1997, quando a autora J. K. Rowling lançou o primeiro livro de sua saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Nascia assim o bruxo Harry James Potter, protagonista de uma história que conquistou uma geração inteira de fãs e, ainda hoje, é extremamente lembrada até os dias de hoje. As aventuras do bruxinho na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts saíram das páginas dos livros para as telas do cinema pela primeira vez em 2001, quando o primeiro livro foi adaptado. O resultado foi uma franquia que rendeu mais sete filmes e se estendeu até 2011, quando Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte II foi lançado.

Com uma saga tão extensa, e que ainda conta com uma nova franquia Spin-off iniciada em 2016 com Animais Fantásticos e Onde Habitam, vários momentos marcantes ficaram eternizados na memória dos fãs. Seria impossível selecionarmos todos esses momentos, por isso escolhemos alguns mais marcantes de toda a franquia.

O PRIMEIRO JOGO DE QUADRIBOL


Logo no primeiro filme, fomos introduzidos ao famoso esporte bruxo de Quadribol. Após uma breve explicação sobre as regras, Harry se prepara para assumir seu posto como apanhador do time da Grifinória, função que já havia sido desempenhada por seu pai anos antes. Seu primeiro jogo é justamente contra a grande rival de sua casa, a Sonserina.

Sem um período de adaptação muito longo, Harry têm que aprender na hora do jogo como desempenhar seu papel, ao mesmo tempo em que tem sua vassoura amaldiçoada pela concentração visual do professor Quirrell, em uma tentativa de fazer com que ele sofresse um acidente fatal. Ainda assim, a primeira experiência oficial de Harry com o Quadribol foi bastante positiva e rendeu uma vitória para o time da Grifinória após o apanhador conseguir capturar o Pomo de Ouro com a boca.


VOCÊ TEM QUE RELAXAR!

Já é mais do que estabelecido de que Hermione Granger é a mais inteligente entre as bruxas de sua idade e uma personagem vital para a ordem dentro do trio de protagonistas. Incialmente colocada como uma garota extremamente inteligente e dedicada aos estudos, o que as vezes a fazia parecer um pouco chata, ela logo se tornou a favorita de muitos por sua maneira de tratar dos problemas dos outros ao seu redor, sempre conseguir buscar uma solução e sempre utilizar seus conhecimentos na resolução dos problemas.

Já no primeiro filme, a personagem demonstra como é capaz de utilizar tudo o que sabe em favor do trio no momento em que eles acabam de escapar do cachorro Fofo pelo alçapão que esse guardava, caindo em uma campo de Visgo do Diabo, uma planta que aperta e estrangula suas vítimas conforme pressente o movimento das mesmas. A solução para fugir a esse problema? Relaxar e deixar que a planta o solte. Infelizmente, Harry e Rony não percebem isso tão facilmente quanto Hermione, e necessitam da ajuda dela para se livrarem dessa situação, principalmente Rony.


E mais uma vez, Hermione mostra como é essencial para o grupo, recorrendo às memórias que tinha das aulas de Herbologia para identificar as fraquezas do Visgo do Diabo e, assim, salvar Rony, que era incapaz de relaxar naquele momento. O final de A Pedra Filosofal consagra cada um dos membros do trio como pessoas valiosas demais para Harry, e já determinam que a luta contra o Lorde das Trevas é uma luta que ele não enfrentará sozinho.

A LUTA CONTRA O BASILISCO

Mesmo sendo um pouco mais leves, em decorrência da idade de Harry, os primeiros filmes também traziam consigo alguns aspectos sombrios. Em A Câmara Secreta, o aspecto mais tenebroso retratado é a presença do monstro conhecido como o Basilisco, ligado diretamente ao herdeiro de Salazar Sonserina e que seria sua arma para limpar Hogwarts daqueles chamados de “Sangues Ruins” (que possuíam pais trouxas). Aos poucos, uma estranha conexão entre essa criatura e Harry vai se mostrando, até que ambos se enfrentam no final do filme.


Uma serpente gigante, o Basilisco prova-se um adversário formidável pela sua capacidade de matar com apenas um olhar direto. E mesmo depois da Fênix de Dumbledore o cegá-lo, o monstro continua tendo sentidos extremamente afiados e mortais. De seu lado, Harry traz consigo o auxílio do diretor Dumbledore, que o envia a espada de Godric Grifinória para enfrentar a horrenda serpente. Poderoso mascote, o Basilisco revela sua conexão com lorde Voldemort, logo revelado como o herdeiro vivo de Sonserina, e aquele que traria guerra ao mundo bruxo para preservar a “linhagem pura” dos bruxos.

DEMENTADOR NO TREM

Na opinião de muitos, O Prisioneiro de Askaban é a melhor adaptação de um livro de Harry Potter. Dirigido por Afonso Cuarón, o terceiro da saga começou a introduzir com mais profundidade alguns elementos mais sombrios, que se tornariam mais comuns com o passar da saga. Muitas cenas desse filme ficam na memória justamente por serem um pouco perturbadoras e horripilantes, e uma das que mais se encaixa nesse quesito é o momento em que um Dementador entra no trem para Hogwarts.

Tudo parecia extremamente normal na ida dos alunos para a Escola de Bruxaria, até que o trem é parado e abordado por um dos fantasmas responsáveis por guardar a Prisão de Askaban. À procura do fugitivo Sirius Black, o Dementador não faz diferença entre o que está caçando e aqueles que ficam no seu caminho, atacando Harry no momento em que entra na sua cabine e sugando a sua felicidade.


Para a sorte do protagonista, na mesma cabine do trem estava o professor Remo Lupin, de Defesa Contra as Artes das Trevas, um conhecedor das criaturas diabólicas do mundo bruxo e que, por isso mesmo, foi capaz de afastar o fantasma a tempo. Ainda assim, o momento foi um dos mais sombrios da saga, e todos os espectadores podem sentir o que os protagonistas sentiram naquele momento: um vazio frio, onde a felicidade não conseguiria habitar.

O VIRA-TEMPO

O Prisioneiro de Askaban também trouxe uma questão misteriosa: como Hermione estava conseguindo assistir a todas as aulas do ano, inclusive a matérias que aconteciam no mesmo horário e em locais diferentes? Esse enigma é construído principalmente pela surpresa de Rony, que sempre é pego de surpresa pela presença da amiga, que ele acreditava não estar lá antes.


Ao final do filme, nos é revelado que Hermione havia recebido, no começo das aulas, um Vira-Tempo de presente da professora Minerva, para que ela pudesse retornar no tempo e acompanhar todas as matérias que ela quisesse. No fim, esse mesmo equipamento acaba sendo muito útil para os heróis, que o usam para salvar tanto o hipogrifo de Hagrid, Bicusso, quanto o padrinho de Harry, Sirius. Por causa desse acontecimento também, alguns eventos ocorridos durante o filme são claramente explicados, como a misteriosa escapada do trio da cabana de Hagrid.

Mais uma vez, Hermione mostra como todo o seu conhecimento é extremamente essencial para o grupo. Graças ao seu manejo do Vira Tempo, ela e Harry conseguem salvar Bicusso do carrasco, protegem o Harry do passado do ataque de Lupin como lobisomem e salvam a vida de Sirius Black graças a um patrono extremamente potente que afasta todos os Dementadores do local. Mais uma vez, Hermione prova que, das bruxas da sua idade, ela é a mais inteligente.


A ARENA DOS DRAGÕES

O Torneio Tribuxo, que aconteceu durante o quarto ano de Harry em Hogwarts, apresentou provas extremamente perigosas e difíceis, de forma que alunos com menos de dezessete anos não poderiam participar. mesmo assim, por armação do Comensal da Morte Bartolomeu Crouch Jr., Harry foi escolhido para participar como segundo campeão de Hogwarts, ao lado de Cedrico Diggory.

Logo na primeira das três provas, foi demonstrado a dificuldade quase mortal do torneio, visto que os campeões teriam de enfrentar dragões para poderem conquistar um ovo de ouro. Para seu azar, Harry acabou ficando com uma espécie de dragão extremamente agressiva: o Rabo-Córneo Húngaro. Esse monstro extremamente temperamental conseguiu causar grandes problemas durante o teste, tendo inclusive escapado de sua corrente e perseguido Harry por entre os telhados de Hogwarts.


A arena dos dragões foi um encontro assustador e perigoso, mas ainda assim só foi a primeira das três tarefas de todo o Torneio Tribruxo. As provas que se seguiriam seriam tão mortais quanto, e até mesmo mais perigosas para os quatro campeões, testando os limites de cada um e levando alguns deles a uma insanidade catastrófica. Mas, para um primeiro momento, apenas os dragões.

O LABIRINTO E O RETORNO DE VOLDEMORT


De todas as provas do Torneio Tribuxo, a terceira e última é certamente a mais terrível. Colocados em um labirinto sombrio onde as paredes vivas estão em constante mudança, os quatro competidores foram aos poucos perdendo o juízo e se tornando loucos, enquanto procuram pela taça colocada no centro do labirinto. Localizada por Cedrico e Harry, o prêmio se revela um portal para algo muito pior.

Uma vez que a tocam, os dois são transportados para um cemitério sombrio, onde confrontam Pedro Pettigrew e um deformado e enfraquecido Lorde Voldemort. Após matarem Cedrico, os dois bruxos sombrios realizam um ritual que traz o Senhor das Trevas de volta à vida em todo o seu poder, agora também podendo tocar e ferir Harry. Os dois rivais lutam entre si e uma estranha conexão entre as duas varinhas acontece, revelando a Harry os fantasmas das vítimas de Voldemort, incluindo seus pais. No final, Harry consegue escapar e leva o corpo de Cedrico consigo, mas levaria muito tempo para que a comunidade bruxa aceitasse o retorno do Lorde das Trevas.


A MORTE DO DIRETOR


Alvo Dumbledore sempre foi uma figura de inspiração dentro de Hogwarts. O velho diretor servia sempre como fonte de sabedoria para todos os alunos e um guia para Harry em todas as suas aventuras. Por causa disso, sua morte foi um evento extremamente chocante para os personagens e para os fãs.

Em O Enigma do Príncipe, Harry e o diretor começam sua incessante caçada pelas Horcruxes, que contêm a alma partida de Voldemort. Após uma jornada cansativa que consome todas as forças do diretor, os dois retornam para à Torre de Astronomia, apenas para descobrir que Draco Malfoy havia sido incumbido por Voldemort para matar Dumbledore. Escondido, Harry presencia Draco falhar em sua tarefa, que acaba sendo executada por Severo Snape, e o diretor cai da torre. A traição de Snape, no entanto, por mais cruel que tenha sido para os fãs, carregava em si um significado muito maior, como mais tarde eles descobririam.


OS OLHOS DA SUA MÃE

Quando o último filme foi lançado, já não era segredo nenhum de que Snape havia sido apaixonado pela mãe de Harry, Lilian, e que esse amor perdurou por anos, mesmo após a morte dela. Ainda furioso pela maneira como o professor traíra Dumbledore, Harry confronta Snape uma última vez no momento de sua morte e, tendo acesso a uma antiga lembrança, descobre o quão profundo esse amor realmente era.


Olhando para o passado através da penseira de Dumbledore, Harry vê toda a relação de Lilian e Snape, desde a infância até os anos deles em Hogwarts (onde ela conheceu James Potter), até o dia da morte dela, na qual Severo foi o primeiro a chegar ao local. Harry também testemunhou a última reunião entre ele e Dumbledore, onde o diretor alertou sobre o fato de Harry ser uma Horcrux e pediu para que Snape o matasse, de forma a conseguir a confiança de Voldemort.


Mas do que expor a real natureza de sua “traição”, o momento finalmente aprofundou a relação de Severo com a família Potter, e revela muito mais por dentro da mente muitas vezes sombria desse professor que, apesar de sua implicância com o protagonista, acabou se tornando um dos favoritos dos fãs.


A BATALHA DE HOGWARTS


O clímax final de toda a saga, o último confronto entre as forças de Hogwarts e os bruxos das trevas de Voldemort. Uma vez retomada a escola, os amigos de Harry se preparam para defende-la contra o avanço maciço do mal. Com uma força que junta bruxos, centauros, gigantes e aranhas, o Lorde das Trevas lança todo o seu potencial contra a escola.

A Batalha de Hogwarts marca um momento muito triste na história da saga, com muitas mortes de personagens queridos e o sentimento de que tudo está próximo do fim. É nesse momento em que as últimas revelações da saga acontecem e que o conflito final entre Harry e Voldemort ocorre. No pátio da escola, os dois bruxos lançam seus feitiços e suas varinhas se conectam mais uma vez antes que a última das Horcruxes seja finalmente destruída por Neville Longbotton, resultando no fim de Voldemort, de uma vez por todas.

Por todas as vidas que foram perdidas nesse episódio, a escritora J.K. Rowling já pediu inúmeras desculpas ao público. É de fato um momento chocante para os fãs e uma hora de perda de personagens extremamente queridos.


O universo de Harry Potter criou vários momentos inesquecíveis. Esses são apenas alguns deles. Comente abaixo qual o seu favorito e confira as novas aventuras desse universo, que continua com a saga Animais Fantásticos, que acaba de lançar o seu segundo filme, Os Crimes de Grindenwald.

Para mais conteúdo como esse, inscreva-se na Flit Studios: www.youtube.com.br/flitstudios

Confira também o nosso Instagram: @Flittv

#SOCIEDADECULTURA #CINEMA #LANÇAMENTOS

SOBRE NÓS

PRODUÇÕES

ENTRETENIMENTO

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 Flit Studios. Todos os direitos reservados.